Escócia
com Ilha Sky
Explore as Terras Altas da Escócia: uma jornada entre castelos, montanhas e lendas!
Prepare-se para uma aventura onde a história medieval se encontra com paisagens deslumbrantes. Nossa jornada começa em Edimburgo, com sua atmosfera mágica, explorando o icônico Castelo e subindo a lendária Arthur's Seat. Das colinas do Ben Macdui às encantadoras ilhas Skye, você vai se maravilhar com cachoeiras secretas, formações rochosas únicas, e a beleza mística das Fairy Pools.
Descubra a cultura escocesa em suas destilarias e vilarejos, siga os passos de heróis históricos em campos de batalha como Culloden, e navegue pelas águas tranquilas do Lago Coruisk. Prepare-se para desafios inesquecíveis como o Ben Lomond, com vistas de tirar o fôlego.
Com a Latitude 51, cada passo revela um novo cenário, sempre com aquele toque personalizado que só nós oferecemos.
Próximas saídas:
2025: 15/06 a 25/06
Dificuldade:
Dia 1 - Considerada a cidade real desde 1125, mas com registros arqueológicos datando até 8500 anos antes de Cristo, Edimburgo é a capital escocesa e patrimônio mundial da UNESCO. O grupo se encontra no aeroporto e vai à cidade se acomodar no hotel. O primeiro dia serve como uma aclimatação às condições locais e para conhecer um pouco dessa cidade, que até hoje em dia retém uma arquitetura vitoriana, dando a impressão de voltar ao passado.
Dia 2 - Edimburgo está situada numa região que sofreu muita atividade vulcânica no período Carbonífero, apresentando duas montanhas conspícuas na paisagem. A primeira é onde foi construído o castelo de Edimburgo, fortificação enorme que dominou a região por muitos anos e ainda hoje é um ponto de referência na cidade. A segunda, por sua vez, é uma montanha chamada Arthur’s Seat, referência à personagem mitológica muito importante na Escócia que é o Rei Arthur. Visitaremos o Castelo de manhã, tendo bastante tempo para explorar todas as muradas, torres, canhões, igrejas e prisões que existem lá. Depois, iremos à Arthur’s Seat fazer uma caminhada de 6km e 250 metros de desnível para ver a cidade inteira de cima. Para finalizar o dia, visitaremos Calton Hill, uma colina repleta de monumentos e com uma vista linda da cidade, de onde assistiremos o pôr do Sol. Dormiremos ainda este dia na cidade, partindo no dia seguinte em direção ao Norte.
Dia 3 – O terceiro dia começará com o deslocamento ao Parque Nacional das Cairngorms, lugar excepcional com paisagens dignas de filme! Daremos uma volta pelo parque, parando em alguns pontos mais famosos da região, como o lago na Eilean e o famoso castelo de Balmoral. Entraremos pela fronteira Sul do parque e sairemos à Oeste, em direção à cidade de Aviemore, local onde dormiremos nesta noite.
Dia 4 - Nosso quarto dia começa com uma visita a uma fazenda perto de Aviemore, onde veremos uma demonstração de cães de pastoreio, atividade impressionante que é desempenhada com excelência pelos famosos border collies, raça escocesa conhecida pela sua inteligência e energia quase infinita. Depois nos deslocaremos à Inverness, capital regional das Highlands, parando no meio do caminho para visitar uma destilaria regional de whisky, conhecendo as instalações e experimentando um pouco dessa bebida símbolo da boemia escocesa. Acabaremos nosso dia em Inverness, conhecendo a cidade e visitando Culloden Moor, um campo de batalha muito importante na história do país onde foi definida a vitória dos ingleses na última revolução jacobita.
Dia 5 – No quinto dia, teremos tempo para despertar tranquilamente em Inverness e, logo de manhã, nos deslocaremos para a Ilha Skye. Ao longo deste trajeto, passaremos pela orla do Lago Ness, visitaremos um castelo à beira de um lago chamado Eilean Donan e, chegando em Skye, nos acomodaremos na casa em Sligachan. Depois de estabelecidos, visitaremos a capital da Ilha, Portree, para conhecer o seu lindo porto e os arredores da baía de Portree.
Dia 6 - A montanha mais famosa em Skye, Na Storr, é um espetáculo do mundo natural. Fazendo jus ao seu nome, que vem do norueguês e significa proeminente, suas paredes de origem vulcânica saltam do chão e dão origem a formações rochosas que parecem desafiar a física. A trilha é íngreme, mas pouco técnica, tendo 5,5 km e 350 m de desnível. Depois da caminhada, seguiremos mais ao norte da ilha para visitar as Lealt Falls, cachoeiras em série que passam dentro de um vale e acabam numa praia deserta na beira do mar das Hebrides. Encerraremos o dia com uma breve visita ao pontal Norte da ilha, lugar onde podemos visitar um pequeno refúgio de montanha que fica na beira do mar.
Dia 7 - A Escócia é uma nação onde o folclore tem uma importância gigante, sendo fácil encontrar referências a personagens ou lugares de lendas e mitos antigos. As Fairy Pools são uma sequência impressionante de cachoeiras que escavam pequenos cânions em uma rocha granítica saindo das Cuillin Mountains. Segundo uma lenda, um chefe do clã MacLeod se casou com uma fada, que teve que voltar ao seu mundo após um ano. A despedida supostamente aconteceu na ponte que ainda existe nas cachoeiras. Voltando para o mundo real, faremos uma caminhada de 6km e 260m de desnível, chegando a um colo de montanha nas Cuillin Mountains, cordilheira mais alta da Ilha Skye. Depois da trilha, visitaremos a parte Oeste da ilha, chegando ao Neist Point, uma península linda que contém um farol, deixando a paisagem cênica e idílica. Voltaremos à mesma casa para o pernoite.
Dia 8 – Para conhecermos um pouco mais do arquipélago das Herbrides, visitaremos a ilha vizinha à Skye, Raasay. Lá, faremos algumas breves caminhadas para conhecer as lindas paisagens dessa pequena ilha e finalizaremos o dia com uma visita à Raasay Distillery, mais uma destilaria tradicional de whisky, onde faremos uma visita guiada pela linha de produção, assim como uma degustação ao final do tour. No fim do dia, voltaremos à ilha Skye para a casa em que já estávamos acomodados.
Dia 9 - Dando adeus a este lugar maravilhoso, faremos uma última parada na Ilha Skye para visitar o Lago Coruisk. Pegaremos um barco que nos levará diretamente à baía de Coruisk, tendo um bom tempo para explorar um dos lugares mais remotos da ilha. Continuaremos viagem através de uma balsa que nos levará de volta à ilha principal da Escócia. Passaremos por várias paisagens dignas de filme.... Literalmente! Veremos o trem que leva Harry Potter para Hogwarts, a ilha onde foi gravado o túmulo de Dumbledore, o vale onde Mel Gibson deu vida ao personagem histórico William Wallace e muito mais! O dia acaba no pequeno vilarejo de Balloch, à beira do lago Lomond, um dos maiores corpos d’água na Escócia.
Dia 10 - Para finalizar nossa expedição, visitaremos Inveraray, cidade à Oeste de Balloch e casa dos duques de Argyll. Faremos uma trilha de 5 quilômetros e 250 metros de desnível para chegar à uma torre de sino que se sobrepõe à cidade, de onde poderemos ver o Loch Fyne em toda sua extensão, e visitaremos o castelo de Inveraray no caminho de volta. Depois disso voltaremos à Balloch, onde visitaremos o castelo da cidade, que fica à beira do Lago Lomond e onde encerraremos o dia.
Dia 11 - No último dia poderemos acordar com calma e se preparar para o deslocamento para retornar ao aeroporto de Edimburgo. A depender do horário do voo da turma, poderemos passar em um último ponto turístico no caminho, o Finnich Glen (locação de uma cena em Outlander). Tal lugar é um canyon saído de um conto de fadas, onde uma escada tortuosa nos leva à beira de um rio vermelho que passa no fundo do vale. Este canyon é na beira da estrada e não é preciso caminhar. Seguiremos então direto para o aeroporto de Edimburgo, onde finalizaremos a viagem!
Já está na sua viagem:
-
Transportes internos
-
Hospedagens com café da manhã
-
Todos os ingressos para os parques e licenças
-
Lanches de trilha (nos dias de trilha)
-
Guia 24h com profunda experiência em aventuras outdoor em áreas remotas
-
Equipamentos de aventura e segurança
O que você precisa providenciar e pode contar com nosso apoio:
-
Transporte aéreo
-
Seguro aventura (obrigatório)
-
Bebidas
-
Refeições (exceto lanches de tilha nos dias de trilha)
-
Equipamentos individuais